Nos últimos anos, os golpes envolvendo aberturas fraudulentas de empresas têm crescido exponencialmente no Brasil. Pessoas comuns têm sido vítimas desse esquema, onde, sem seu conhecimento, empresas são abertas em seu nome usando o CPF, tornando-se alvos fáceis para fraudes como a abertura de contas bancárias e a movimentação de dinheiro ilícito.
Para evitar que seu CPF seja usado indevidamente, o Governo Federal disponibiliza ferramentas úteis, como o sistema Redesim e o bloqueio de CPF para aberturas de CNPJ via Gov.br.
Como funciona o golpe?
Criminosos usam CPFs de terceiros para abrir CNPJs e movimentar recursos, emitir notas fiscais e até fraudar o sistema financeiro. Em muitos casos, o cidadão só descobre que é "dono" de uma empresa quando já está endividado ou envolvido em problemas legais, o que pode levar a transtornos consideráveis, além de um longo processo para limpar seu nome.
Bloqueio de abertura de CNPJ no Gov.br
Pensando em mitigar esses golpes, o Gov.br permite que qualquer cidadão bloqueie o uso de seu CPF para a criação de CNPJs. O processo é simples e pode ser feito diretamente na plataforma Gov.br, no portal ou app, proporcionando mais controle sobre o uso de seus dados.
Sistema Redesim
A Redesim é uma plataforma de simplificação de registro de empresas, centralizando o processo de abertura de negócios. Ao realizar o bloqueio no Gov.br, seu CPF fica protegido nesse sistema, evitando a abertura indevida de novas empresas e auxiliando a Receita Federal e demais órgãos no combate a fraudes.
Como ativar a proteção?
Acesse seu perfil no Gov.br e selecione a opção de bloqueio para aberturas de CNPJ com seu CPF.
Mantenha o monitoramento ativo: revise suas informações periodicamente e fique atento a alertas de movimentações suspeitas.

Proteger seus dados é essencial. Aproveite esses recursos gratuitos para evitar dores de cabeça no futuro e garantir a segurança de sua identidade.
Compartilhar