Qual o destino dos recursos recebidos das multas aplicadas por infrações da LGPD ? - Minuto da Cibernética


Qual o destino dos recursos recebidos das multas aplicadas por infrações da LGPD ?


A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não estabelece um destino específico para os recursos recebidos das multas aplicadas por infrações. No entanto, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que é responsável por aplicar as sanções previstas na LGPD, tem autonomia para definir o uso desses recursos.

De acordo com o artigo 55-J da LGPD, as multas aplicadas pela ANPD serão revertidas em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), que é administrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No entanto, a ANPD pode estabelecer critérios para a destinação desses recursos, considerando as especificidades de cada caso.

Cabe ressaltar que a LGPD tem como objetivo principal garantir a proteção dos direitos fundamentais de privacidade e proteção de dados pessoais, e as multas aplicadas têm como finalidade desestimular o descumprimento da lei e incentivar as empresas e organizações a adotarem práticas de proteção de dados adequadas.
Criado em 21/03/2023
Autor: Nestor Lana
Compartilhar



A resiliência na segurança cibernética tornando sistemas computacionais antifrágil

Ler artigo

O que inspira a vida e a carreira de um CIO (Chief Information Officer) ?

Ler artigo

Aprenda como navegar na internet de forma anônima usando um WebProxy

Ler artigo

Como consolidar a segurança cibernética em ambientes tão heterogêneos como multicloud e on-premise ?

Ler artigo

Transforme seu SIEM em um SOC com ferramentas de código aberto

Ler artigo

Minuto Ciber Card

Um cartão de visitas digital é uma versão eletrônica do cartão de visita tradicional. Os dados são armazenados na nuvem e compartilhados pela leitura de um código QR, por aproximação de um chip NFC ou o envio de um link personalizado, oferecendo praticidade, agilidade, inovação e economia de papel. Saiba mais

Anúncios